"Os principais problemas enfrentados hoje pelo mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano" (Skinner, 1974, p.8)
"Ciência é a disposição para aceitar fatos, mesmo quando eles se opõe aos desejos." (Skinner, 1953, p.12)
"Você não pode impor felicidade. Você não pode em última instância, impor coisa alguma. Nós não usamos a força! Tudo que precisamos é engenharia comportamental adequada." (Skinner, 1948, p.149)
"Ciência é a disposição para aceitar fatos, mesmo quando eles se opõe aos desejos." (Skinner, 1953, p.12)
"Você não pode impor felicidade. Você não pode em última instância, impor coisa alguma. Nós não usamos a força! Tudo que precisamos é engenharia comportamental adequada." (Skinner, 1948, p.149)
"Triunfar sobre a natureza e sobre si mesmo, sim. Mas sobre os outros, nunca." (Skinner, 1968, p.103)
"Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforçamento." (Skinner, 1968, p.5)
"O auto-conhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se ‘tornou consciente de si mesma’, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento." (Skinner, 1974, p.31)
"Os homens agem sobre o mundo e o modificam e, por sua vez, são modificados pelas consequências de sua ação." (Skinner, 1957, p.1)
"O auto-conhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se ‘tornou consciente de si mesma’, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento." (Skinner, 1974, p.31)
"Os homens agem sobre o mundo e o modificam e, por sua vez, são modificados pelas consequências de sua ação." (Skinner, 1957, p.1)
"Seja inato ou adquirido, o comportamento é selecionado por suas consequências." (Skinner, 1983, p.155)
"Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente." (Skinner, 1969, p.viii)
"A singularidade do indivíduo é incontestável na visão científica." (Skinner, 1959, p.17)
"Como as pessoas se sentem é, geralmente, tão importante quanto o que elas fazem." (Skinner, 1989, p.3)
"Ciência é, antes de tudo, um conjunto de atitudes. É uma disposição para lidar com fatos e não com o que foi dito por alguém a respeito deles." (Skinner, 1953, p.12)
"Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforçamento." (Skinner, 1968, p.5)
"Um ambiente físico e cultural diferente fará um homem diferente e melhor." (Skinner, 1989, p.84).
"Os homens são felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo, e criativo é reforçado de forma efetiva." (Skinner, 1969, p.64)
"Como as pessoas se sentem é, geralmente, tão importante quanto o que elas fazem." (Skinner, 1989, p.3)
"A singularidade do indivíduo é incontestável na visão científica." (Skinner, 1959, p.17)
"O importante sobre uma cultura assim definida é que ela evolui. Uma prática surge como uma mutação; afeta as probabilidades de o grupo vir a solucionar seus problemas; e, se o grupo sobreviver, a prática sobreviverá com ele." (Skinner, 1974, p.203)
"Uma formulação behaviorista não ignora os sentimentos; simplesmente muda ênfase do sentimento para aquilo que é sentido." (Skinner, 1959, p.284)
"Os homens são felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo, e criativo é reforçado de forma efetiva." (Skinner, 1969, p.64)
"Apesar do quanto possamos ganhar ao admitir que o comportamento humano é objeto próprio de uma ciência, nenhuma pessoa que seja produto da civilização ocidental pode assim pensar sem uma certa luta." (Skinner, 1994, p.20)
"Quando encontrar seus métodos mais efetivos, a educação será quase totalmente dedicada à tarefa de estabelecer e manter uma melhor forma de vida." (Skinner, 1978, p.148)
"Os homens são felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo, e criativo é reforçado de forma efetiva." (Skinner, 1969, p.64)
"Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente." (Skinner, 1969, p.viii)
"A singularidade do indivíduo é incontestável na visão científica." (Skinner, 1959, p.17)
"Como as pessoas se sentem é, geralmente, tão importante quanto o que elas fazem." (Skinner, 1989, p.3)
"Ciência é, antes de tudo, um conjunto de atitudes. É uma disposição para lidar com fatos e não com o que foi dito por alguém a respeito deles." (Skinner, 1953, p.12)
"Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforçamento." (Skinner, 1968, p.5)
"Um ambiente físico e cultural diferente fará um homem diferente e melhor." (Skinner, 1989, p.84).
"Os homens são felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo, e criativo é reforçado de forma efetiva." (Skinner, 1969, p.64)
"Como as pessoas se sentem é, geralmente, tão importante quanto o que elas fazem." (Skinner, 1989, p.3)
"A singularidade do indivíduo é incontestável na visão científica." (Skinner, 1959, p.17)
"O importante sobre uma cultura assim definida é que ela evolui. Uma prática surge como uma mutação; afeta as probabilidades de o grupo vir a solucionar seus problemas; e, se o grupo sobreviver, a prática sobreviverá com ele." (Skinner, 1974, p.203)
"Uma formulação behaviorista não ignora os sentimentos; simplesmente muda ênfase do sentimento para aquilo que é sentido." (Skinner, 1959, p.284)
"Os homens são felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo, e criativo é reforçado de forma efetiva." (Skinner, 1969, p.64)
"Apesar do quanto possamos ganhar ao admitir que o comportamento humano é objeto próprio de uma ciência, nenhuma pessoa que seja produto da civilização ocidental pode assim pensar sem uma certa luta." (Skinner, 1994, p.20)
"Quando encontrar seus métodos mais efetivos, a educação será quase totalmente dedicada à tarefa de estabelecer e manter uma melhor forma de vida." (Skinner, 1978, p.148)
"Os homens são felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo, e criativo é reforçado de forma efetiva." (Skinner, 1969, p.64)
"A tarefa da educação é desenvolver um repertório de comportamentos que sejam eventualmente reforçados na vida diária e profissional do graduado." (Skinner, 1987, p.28)
"Um enfoque científico do homem oferece possibilidades emocionantes. Não vimos ainda o que o homem pode fazer consigo mesmo." (Skinner, 1971, p.217)
"... as teorias afetam a prática. Uma concepção científica do comportamento humano dita uma prática, a doutrina da liberdade pessoal outra. Confusão na teoria significa confusão na prática." (Skinner, 1994, p.23)
"O comportamento reforçado positivamente é participação ativa na vida livre de tédio e depressão." (Skinner, 1969, p.5)
"Os métodos da ciência têm tido um sucesso enorme onde quer que tenham sido experimentados. Apliquemo-los, então, aos assuntos humanos." (Skinner, 1994, p.19).
"Quando nosso comportamento é reforçado positivamente, nós dizemos que gostamos do que estamos fazendo; dizemos que estamos felizes." (Skinner, 1978 , p.5)
"Um mundo meramente feliz não é suficiente; deve ser um mundo que tenha alguma chance de sobrevivência." (Skinner, 1983, p.395)
"Um enfoque científico do homem oferece possibilidades emocionantes. Não vimos ainda o que o homem pode fazer consigo mesmo." (Skinner, 1971, p.217)
"... as teorias afetam a prática. Uma concepção científica do comportamento humano dita uma prática, a doutrina da liberdade pessoal outra. Confusão na teoria significa confusão na prática." (Skinner, 1994, p.23)
"O comportamento reforçado positivamente é participação ativa na vida livre de tédio e depressão." (Skinner, 1969, p.5)
"Os métodos da ciência têm tido um sucesso enorme onde quer que tenham sido experimentados. Apliquemo-los, então, aos assuntos humanos." (Skinner, 1994, p.19).
"Quando nosso comportamento é reforçado positivamente, nós dizemos que gostamos do que estamos fazendo; dizemos que estamos felizes." (Skinner, 1978 , p.5)
"Um mundo meramente feliz não é suficiente; deve ser um mundo que tenha alguma chance de sobrevivência." (Skinner, 1983, p.395)
Num programa de televisão, Margaret Mead respondeu a alguma coisa que eu disse, falando a platéia que ela não queria brincar de ser Deus. Ela não queria “controlar pessoas.” Todos aplaudiram.
ResponderExcluirMas, o Deus cristão também não quer controlar pessoas. Isso é bem explícito na teologia cristã. Se Ele nos controlasse, Ele seria responsável pela confusão em que estamos. Ele está deixando para os indivíduo
Ele está deixando para os indivíduos se controlarem.
Quando você age para controlar a si mesmo e a outras pessoas, você está fazendo “o que Deus lhe permite fazer, ao invés de o obriga a fazer.” E você faz isso construindo uma situação que controla você ou controla os outros. Frazier não controlava os membros de Walden Two. O mundo que ele planejou e que eles mantém é o controlador.
essa eu coloquei em uma aula de aec
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDerly,
ResponderExcluirnão está em UM livro. Fui fazendo uns apanhados e juntei essas frases. Gostou?
rsrs Andreia Viana, primeiramente Parabens pelo comentario, muito inteligente, e com fortes pinceladas de religiosidade. porem quando vc fala em auto controle dos seres humanos, colateralmete, isso denota um certo Livre Arbitro.É muito comum ouvirmos as pessaos falarem q nos mesmo fazemos nossas escolhar baseadas no q nos somos......ai q tá incontestacemmete oq nos somos, é um resultante de tres fatores qualquer coisa fora disso nos nao seriamos nos. primeiro:as pessoas de quem nascemos, esse fator refere-se as nossas caracteristicas Biologicas temperamento, sexo, cor, aparencia, emfim a imagem q vemos no espelho.
ResponderExcluirsegundo: o local onde nascemos, esse fator vai caracterizar a nossa cultura o modo de vestimos, a comida, o modo de viver, oq se pratica e oq culturalmente é valorizado.
terceiro: as pessoas com quem fomos criados, elas q internizaram em nos oq q hoje achamos q é certo e errado , os valores morais , os principios ético todos aqueles conceitos q regem nossas vidas. portanto as nossas éscolhas sao baseadas no q nos somos e oq somos depende de quem nascemos, onde nascemos e com quem vicemos. ai eu te pergunto .. vc pode escolher de quem vai nascer, onde vai nascer e com quem vai viver????? resposta NAO,,, portanto nossas escolhas nao soa tao nossas assim.
Me convenceu!
ResponderExcluirLindo! Cada vez mais estou gostando da Abordagem Comportamental. Parabéns pelo Blog!
ResponderExcluirObrigada, LoH!
ResponderExcluirÉ sempre bom saber que tem mais e mais gente gostando da abordagem e também é sempre bom receber reforço +!
ok daniel! mas...internalizar??????? onde?????
ResponderExcluireste não é um termo adequado, não acha???????
Bom, eu defendo a hipótese de que a personalidade é formada através da formação do psiquismo.
ResponderExcluirÉ de conhecimento popular ,que para se formar a "personalidade" depende de fatores hereditários, sociais e psicológicos..
A formação da "personalidade" pode ser estimulada através da personalidade de seus pais,educadores e outros que permanecem próximos às crianças, por longos períodos de tempo.
De acordo com a formação que recebe na infância , uma pessoa pode desenvolver sua personalidade ( introvertida ou extrovertida).
Portanto ,se pode dizer que a personalidade é tudo aquilo que distingue um indivíduo dos outros, ou seja o " conjunto de características" psicológicas (sentimentos, pensamentos ,razão). que determina a sua individualidade pessoal e social.
A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.
Musicao, você então concorda com o que Skinner disse, certo?
ResponderExcluirVocê disse o que ele postulou, em outras palavras, né?
Dizem que Freud explica, mas Skinner é quem resolve.. hehehe
ResponderExcluirÓtimo comentário, "Anônimo"!
ResponderExcluirOi Andréa, gostei muito do seu blog...parabéns!!
ResponderExcluirAna Paula
Obrigada, Ana Paula.
ResponderExcluirApareça mais!
Abraços e bom final de semana!
Como o previsto, o behaviorismo de skinner mesmo que muito criticado foi e continua sendo bastante eficaz na promoção do bem estar da humanindade. A única coisa que lamento é que estas descobertas desse controle comportamental e influência do ambiente sobre o organismo ainda não são usadas de maneiras efetivas, o que acredito eu que deixou o proprio skinner um pouco frustrado. Segundo uma frase sua antes de morrer respondendo a um jornalista se ele chegou aonde queria e estava satisfeito. Ele simplesmente respondeu que pensou que chegaria.
ResponderExcluirrodrigo estudante de psicologia
Olá, Rodrigo!
ResponderExcluirExcelente exposição a sua. Sim, nessa sua última entrevista, Skinner se apresenta um pouco frustrado e cansado, talvez também controlado pela doença que o abatia.
Acho que aí está a nossa missão, se acreditamos nisso, de tentarmos fazer com que o nosso ambiente seja cada vez menos coercitivo.
Vamos juntos?
Onde você estuda?
Adoreiii...!!!
ResponderExcluirParabéns pelo Blog!!
Oi, "Meu espaço - Diário Aberto"!
ResponderExcluirQue bom que gostou!!!
Apareça!!!
Os comentários são ótimos, mas como vimos...cada índivíduo tem sua singularidade e deve ser respeitada, a psicologia é uma área que abrange várias linhas entre elas temos: comportamental, psicanálise,gestalt, abordagem centrada na pessoa, psicodrama...entre outras, então existem vários profissionais e cada um com sua especialidade para isso ele estudou vários anos e chegou até ali devido seus conhecimentos o q devemos levar em conta e respeitar cada àrea, pois todas tem seu reconhecimento e valores. Qt as diferenças são elas q nos fazem diferenciados dos demais...
ResponderExcluirDois homens olham pela mesma janela. Um vê a lama. O outro vê as estrelas.
Concordo plenamente, "Anônimo".
ResponderExcluirTemos a diferença e devemos respeitá-las, e isso independe da natureza da diferença.
Qualquer que seja a abordagem usada, sabemos na prática que ela não é para todos. Certo?
Olá Andreia!!!
ResponderExcluirAmeii seu blog, principalmente essa abordagem, me ajudou em um trabalho da facul, em uma cadeira de introdução a psicologia (faço pedagogia). Nunca tinha parado pra pensar como o comentario do "daniel marques da silva" 4° comentario, tinha uma grande veracidade. Somos resultado de tudo que está em nossa volta (simplesmente perfeita colocação, na minha opnião é claro)
Bjos, sucessos
Kha ;D Ceara
Seja sempre bem vinda!
ResponderExcluirConcordo plenamente com o Daniel, o livre arbítrio não é tão livre assim pois nós somos inseridos em uma sociedade onde as regras, normas e a moral já está inserida, então como escolher se em grande medidas somos reforçados a acreditar que essas regras são as certas , e que temos que segui-las sem pestanejar? E pior se alguém se opõem as regras pré estabelecidas pela sociedade inclusive a bíblia, este é preso, vai pro inferno, ou então é discriminado e repudiado pela sociedade. Enfim todos nós não passamos me meros coadjuvantes de uma história já pré determinada por outros.
ResponderExcluirMuito legal o blog, ralmente existem varios tipos de abordagens na psicologia e o bom disso é que mesmo tão diferentes as tecnicas todas no final chegam ao mesmo lugar.O ideal é buscar a que melhor se identificar. Jullyana estudante de psicologia. Maceió-AL
ResponderExcluirBom, já percebi que vc é uma analista do comportamento, certo?
ResponderExcluirEstou me apaixonando por isso, e deixando a psicanálise de lado, é como se qdo eu estivesse em um precipício pronta a cair, a psicanálise simplesmente soltasse as minhas mãos, ou seja, ela me segura até um ponto, ela me explica até um ponto, e qdo eu mais preciso ela me solta por não ter forças suficientes p me explicar as coisas! N sei se vc a encara assim tbm..
Parabéns pelo Blog. Gostei muito .
ResponderExcluirCamila
Ótimo blog! Parabéns
ResponderExcluirObrigada, Camila!! Obrigada, Hugo!!
ResponderExcluirmuito bom continue assim parabens
ResponderExcluirOla linda como é bom encontrar pessoas tão inteligente como você. Também sou um seguidor, apreciador, do nosso grande doutor BURRhUS FREDERIC SKINNER.
ResponderExcluirTambém sou psicólogo de formação atuo na região de piracicaba sp(tentando abrir um grupo de estudo gratuito na cidade) , parabenizo pelo suas respostas e questões que voce sempre esta levantando.Desejo manter um intercãmbio social , cultural entre outros.( meu email encontrei1psicologo@ig.com.br).
Olá!
ExcluirObrigada pela mensagem e que bom saber que Skinner está bem 'espalhado' por nossa profissão!
Apareça sempre!